Sintomas da Sinusite – Remédio Caseiro e Tratamento

Segundo um dos mais conceituados médicos do Brasil, Dr. Drauzio Varella, a sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face, na região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Vale ressaltar que seu surgimento está ligado a infecção causada por vírus, bactéria e/ou fungo ou até mesmo por conta de algum tipo de alergia ou inalação de poluentes que são liberados ao ar.

Sintomas da Sinusite

Sintomas da Sinusite – Remédio Caseiro e Tratamento

Sintomas Sinusite

No que diz respeito aos sintomas eles são diversos. Podemos destacar os espirros, febre, coriza, dores de cabeça, cansaço, tosse, dores musculares, perda de apetite e obstrução nasal. Além disso, importante salientar que a sinusite pode ser classificada em agudas e crônicas. Por isso, fique atento a estes sintomas.

Remédio e Tratamento

Alguns remédios caseiros podem ser feitos para ajudar no tratamento da sinusite, entre eles a lavagem nasal com água e sal. Isso mesmo. Coloque água morna em um copo, adicionado a ½ de sal e depois misture bem. Outro remédio caseiro é a inalação de eucalipto, uma vez que ele dispõe de propriedades expectorantes e antisséptica. Para isso, faça uso de 5 gotas de óleo essencial de eucalipto ou camomila, com um litro de água quente.

O modo de preparo é simples, basta utilizar uma bacia e adicionar água quente juntamente com as gotas do óleo no recipiente e fazer a inalação. Lembre-se que é importante respirar o vapor por até 8 ou 10 minutos. Realize esse procedimento 2 ou 3 vezes ao dia.

Da mesma forma pode ser feito com a inalação do vapor do chá de camomila, bem como a lavagem das narinas com soro fisiológico. Ademais, outro remédio ou tratamento muito bom é o uso de água quente, junto com uma colher de chá de açúcar com sal. Espere a mistura esfriar para pingar dentro do nariz.

Lembrando que se os sintomas persistirem o médico deverá ser consultado, pois o tratamento feito de forma errada pode gerar um problema crônico. Vale ressaltar que estas são apenas dicas caseiras que podem ajudar no tratamento da sinusite. Porém, nunca é dispensável a ajuda de um profissional da área.